Visualizações

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

FAÇO ISSO PORQUE PRECISO FICAR VIVA

Sempre ouvimos, sentimos, vemos coisas que nos motivam a continuar vivendo, mas algumas são fundamentais para dar sentido a nossa vida.
Viajando em férias, revi uma velha amiga que só vejo anualmente. Trocamos lembranças, revivemos o passado e fortalecemos mais ainda nossos vínculos de amizade e parentesco. Entre as várias conversas que tivemos nesses dias que ficamos juntas, compartilhei um pouco da sua vida e ela me fez algumas confidências inconfessáveis pra vocês.
No meio de um pilequinho e outro e no fim de uma festa, ela me disse que fazia determinadas coisas que estavam fora dos padrões rígidos da nossa sociedade, porque assim se sentia viva, porque precisava.
Aquela frase me tocou profundamente. Era exatamente o que em alguns momentos eu sentia, tinha uma nítida impresão de que apenas cumpria ordens, vivia como uma autômata e tinha certeza de que não era livre.
Apesar de não ter coragem de fazer as loucuras que ela faz, eu a entendia.Viver, mas viver mesmo, é correr riscos, aventurar-se no desconhecido, descumprir os comandos, desconstruir as metas que nós traçamos(ou traçaram pra gente). Viver sem medo do amanhã, sem acordos com a sociedade, mas também é sofrer, chorar, cair das nuvens com as decepções, com os enganos, com os erros.
Acho que como todo mundo(ou é só comigo que tenho a síndrome de Peter Pan), fico me perguntando se é melhor ficar naquele caminho seguro, reto que foi traçado pelo acaso, pelo destino, ou é melhor virar à direita e mergulhar no desconhecido? Quem será que nunca teve vontade de encontrar um outro caminho, sem olhar pra trás, sem se incomodar com a opinião dos outros?Ah, a opinião dos outros!como isso pesa na nossa cabeça, ninguém é responsável pelos erros que cometemos, nem vai responder por eles, mas tem o poder quase que absoluto de mandar no nosso volante e dirigir a nossa vida.
Acho que só tem uma coisa capaz de fazer a gente abrir mão do nosso mundo, esquecer tudo e tomar um rumo completamente diferente: estar apaixonado. Pode parecer piegas falar assim, mas quem já se apaixonou alguma vez na vida sabe que só uma grande paixão é capaz de cegar a gente, mudar o nosso destino, mergulhar no abismo profundo, se perder por vontade própria. Pra quem não tem paixão, então pode mergulhar, se tiver coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário