Visualizações

terça-feira, 19 de outubro de 2010

AOS FÃS DO CREPÚSCULO

Oi gente!

Tá bom! Eu sei que corro o risco de vocês nunca mais acessarem meu blog, vão achar que é mal gosto meu, mas não deu pra resistir, prefiro fazer essa elocubração do fenômeno chamado Crepúsculo a ter de me calar.
Quem me conhece sabe que não seria "coisa do outro mundo"( me perdoem os trocadilhos) começar postando sobre um tema tão adolescente quanto esse. Iria de acordo com uma das muitas análises feitas pelos amigos e alunos sobre minha pessoa, a última foi de um ex-aluno chamado Ruan, "você tem a Síndrome de Peter Pan", é claro que não é tão grave assim, mas atire a primeira pedra quem em algum momento não agiu ou pensou como uma criança? Quem não se pegou pensando no primeiro beijo ou primeiro amor?Bom, deixemos esse breve momento de nostalgia, pra analisar o Crepúsculo.
Claro que não estou aqui pra fazer análise literária, mas pra pontuar algumas coisas que considero interessante num livro que arrebatou a atenção de milhares ou porque não dizer milhões de jovens no mundo todo. Alguma coisa de especial esse livro tem, então resolvi fazer a leitura dos quatro livros da série, para não ficar fazendo juízo precipitado.
Dois aspectos me chamaram a atenção. O primeiro é o fato de que o livro não tem cenas de sexo, o livro é um romance moderno, nos moldes do Romantismo do século XIX, em nenhum momento há referência à sexualidade. O livro consegue prender a atenção sem ao menos descrever em minúncias cenas de sexo, o que o mercado vê como algo indispensável aos sucessos de bilheteria e aos best-selers. Fica claro então que não é preciso ter pornografia ou até mesmo uma cena de amor mais picante pra que as pessoas, em especial os jovens, queiram ler ou assistir aos filmes. Basta ter novidade e ser uma trama bem elaborada, bem escrita.
Outro aspecto tem a ver com o romance propriamente dito e com uma opinião muito pessoal. Lendo Eclipse eu me apaixonei por Jacob, que gato, que homem! Os fãs de Edward que me perdoem, mas Jake(olha como tô íntima) é tudo!Eu sei que Edward tem seu glamour, já que faz o perfil do homem responsável, confiável, protetor, generoso, lindo e paternal - o homem perfeito pra casar. Já Jacob... quem é a mulher no mundo que não gostaria de ter a junção do Ricardão com o maridão? Pois Jacob é isso: sedutor, impetuoso, galanteador, intenso, gato, protetor, romântico, disposto a casar, confiável... Bom, vocês já perceberam o grau da minha empolgação, né?
Não é de admirar que Bella se divida entre os dois. Mesmo relutante em admitir, o Jacob Blake mexe com a garota. O mais interessante(e assustador) é que um é vampiro e o outro é um lobsomen.Quem se atreve a escolher?Eu já tenho o meu preferido.
E pra você preconceituoso, que só lê Neruda, Saramago ou Machado de Assis(sei que eles são maravilhosos), desce um pouco do altar e vai ler A Saga Crepúsculo.Garanto que você vai gostar!
Beijos

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei , apesar de não gostar muito de Crepúsculo, amei o comentário sobre Jacob, acho ele um homem espetacular, e a respeito do livro é bem interessante, pois são raros os livros que chamam tanta a atenção do leitor sem que haja cenas de sexo!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto da saga.E é hipocrisia dizer que ela só mexe com o imaginário dos pré-adolescentes.Ao ler os livros despertamos o nosso lado Romantico(ahhh atire a primeira pedra quem não ia querer um homem que aparece sempre que vc precisar no seu quarto e se dedica exclusivamente a vc??e ainda por cima um gato bem no estilo Europeu??) e por outro lado quem não queria um moreno,alto,forte e protetor que está no seu lado(tb...rs)sempre que vc precisar.
    A série é muito bem escrita e consegue nos transportar para dentro do livro,a gente começa a ler e não quer parar.
    Concordo com vc Simone.E apesar de Saramago,Machado,Alencar serem ótimos,sthefany meyer tb tem seu valor.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  4. Simone meu amor, por um momento eu até pensei em elogiar o seu blog, até chegar nas ultimas linhas e ver tantos elogios ao tal do Jacob Black, minhas sinceras desculpas, mas pensei que a senhora tinha um gosto melhor ! rsrs. Brincadeiras a parte, é claro que você merece todos os elogios cabíveis, principalmente quando inicia-se abordando um dos meus vicios (aiushaiushas), sou muito suspeito pra falar, mas tenha certeza que já ganhou mais um seguidor. Ah, enquanto a síndrome de Peter, eu não estava mentindo não, acrediteem pessoal !

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho nada a declarar sobre Jacob ou ate Edward, pois sinceramente eu prefiro mil vezes Hermione Granger do que a propria Bella, sendo ela linda também.

    ResponderExcluir
  6. Mone amoor!!Concordo plenamente com você.Apesar de Edward ser o centro das atenções para a maioria dos leitores da saga,acredito que Jacob esteja mais perto do homem que as mulheres querem e imaginam.Ele também é meu preferido!
    E quanto a síndrome de Peter Pan, quem te conheçe sabe que ela é existente e é uma das partes que mais amamos em você.
    Beijos,saudades.

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, amo essa sagaa! AMO CRESPÚCULO! Concordo com vc em dizer que os jovens não se interessam apenas por textos que abordam a sexualidade! Nós também gostamos dos "picudões" da litertura, mas essa saga é simplesmente tudo de bom e mexe com minha imaginação fértil sobre os vampiros, que amooo!kkkk Simone, ARRASOOU! (Barros)

    ResponderExcluir
  8. Agora vocês me mataram, minhas eternas alunas Barros,Bruna e Fernanda na mesma edição?não paro mais de escrever, isso é que é estímulo.Muitas saudades de vocês.Meus eternos amores.

    ResponderExcluir
  9. Adorei... Concordo plenamente com a análise da saga! E também concordo que o JACOB BLACK É UM GATOO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir